Um cliente da
Peugeot levou seu veículo na Concessionária autorizada e teve uma grande
surpresa quando lhe falaram o preço da revisão. Tudo porque ele acreditou na
publicidade da montadora de que as revisões dos veículos tinham preço fixo.
Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência.
Cliente – Bom dia! Vim trazer meu carro
para a revisão dos 50.000 km.
Funcionário da Peugeot – Claro! A revisão
básica para esse quilometragem custa R$ 534,00.
Cliente – Olha, eu tenho aqui comigo um
folder da época em que vocês me venderam o carro, em 2012. Nessa propaganda, a
Peugeot garante que as revisões têm preço fixo, de acordo com a quilometragem.
No caso dos 50.000 km, a revisão básica custa R$ 351,00.
Peugeot – Permita-me dar uma olhada, por
favor. Humm... Como eu suspeitava, essa tabela é de 2012.
Cliente – Lógico. Eu comprei o carro em
2012.
Peugeot – Pois é... Só que essa tabela muda
todo ano.
Cliente – Ué?! Está escrito aqui no folder
que a revisão tem preço fixo. Mas se a tabela muda toda ano, então o preço não
é fixo como diz a propaganda...
Peugeot – O senhor não está entendendo. O
preço é fixo. Só a tabela muda. Daí todo ano tem um novo preço. Mas esse preço
é fixo, entende? Tabela, preço, são coisas diferentes.
Cliente – Hein?! Meu amigo, aqui no folder
diz “Revisões Peugeot Preço Fixo”. Repare no tamanho garrafal dessas letras.
Depois, tem uma tabela com os preços das revisões até 60.000km. O que isso
significa?
Peugeot – Significa que, se o senhor
tivesse feito as revisões no ano de 2012, esses seriam os preços praticados.
Cliente – Mas eu comprei o carro em meados
do ano... Como é que eu iria rodar 60.000 km em menos de seis meses? E se eu
tivesse comprado o veículo em dezembro, teria que rodar tudo isso em menos de
um mês? Só se eu fosse um taxista e olhe lá...
Peugeot – Pois é, se o senhor fosse um
taxista, talvez conseguisse. O senhor já pensou em ser taxista?
Cliente – O que?! Meu caro, não te parece
lógico que esse preço fixo tenha que ser garantido até o cliente alcançar
aquela quilometragem, independentemente do tempo? Isso não é propaganda
enganosa?
Peugeot – Não, veja bem, o senhor é que
entendeu errado.
Cliente – Ah tá, agora eu sou o culpado?
Leia o que está escrito aqui no folder: “Adquira seu Peugeot e não tenha
surpresas na hora das revisões”. Eu estou surpreso!
Peugeot – Pois é... O senhor está surpreso
só porque não imaginou que a tabela iria mudar.
Cliente – Imaginar? Como imaginar? Meu
Deus, aqui está escrito “Revisões Peugeot Preço Fixo”. Como é que eu iria
imaginar que o preço seria variável, e não fixo??
Peugeot – É só o senhor pensar: como é que
a Peugeot iria garantir a mesma tabela por anos a fio?
Cliente – Eu sei lá. Vocês fazem a
propaganda, e eu tenho que dar explicação agora?
Peugeot – Sim, o comercial é da Peugeot, mas
quem comprou o carro foi o senhor.
Cliente – O que??
Peugeot – Senhor, o preço é fixo, só a tabela
que varia. Já expliquei isso ao senhor. Culpa da inflação...
Cliente – Inflação? De 50% em dois anos?
Peugeot – Ah tá... Agora, o senhor vai
dizer que acredita nos números oficiais do governo? Se não está contente com a
economia, deveria votar no candidato da oposição na próxima eleição...
Cliente – Hã? Do que você está falando?
Peugeot – Ora, o senhor que começou a falar
de preços.
Cliente – MAS EU ESTOU FALANDO DOS PREÇOS
DAS REVISÕES!!!
Peugeot – Ok, não precisa ficar nervoso.
Cliente – Olha, vocês não deveriam explicar
esse negócio de “preço fixo, tabela variável” no momento da venda do produto?
Peugeot – Mas está no folder, senhor: Revisões
Preço Fixo. Só a tabela varia, mas o preço da tabela é fixo. É tão difícil
compreender?
Cliente – Mas aqui não diz que a tabela
varia. Só diz “preço fixo”. Não seria mais honesto se vocês dissessem ao
cliente que aquele preço fixo vai mudar no ano seguinte?
Peugeot – Honesto eu não sei, mas isso não ia
pegar bem na propaganda, né?! Imagina: preço fixo, tabela variável. Não soa
estranho para o senhor?
Cliente – Aham! Principalmente quando se
ouve depois de já ter adquirido o carro. Vocês só falam o que interessa...
Peugeot – Exatamente! Agora, o senhor
entendeu!! Como disse aquele ministro, “o que é bom a gente fatura e o que é
ruim a gente esconde”!! Então, vamos fazer a revisão?
Cliente - #@%$!§&*
Os franceses da
Peugeot estão no Brasil há poucos anos, mas parece que já aprenderam o jeitinho
brasileiro. Aos estrangeiros que pretendem investir no Brasil, vai uma
recomendação: desenvolvam a vacina contra a malandragem antes. Aos brasileiros
que pensam em adquirir veículos da Peugeot, vai um alerta: não confiem na
propaganda da Peugeot.
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